Desde 2000, a Via Sapiens é uma livraria de referência em obras sobre Permacultura, agricultura regenerativa, habitação sustentável, saúde integral, economia justa e muito mais.
Em 2008, a Via Sapiens tornou-se editora. Desde então; desenvolve um editorial independente, publicando autores com um conhecimento profundo e prático, com abordagens coerentes e comprometidas para a vida contemporânea. Tratamos a edição de livros como um ofício, e adotamos a publicação como ferramenta para aproximar mudanças culturais.
Nosso propósito é refutar o modelo de exaustão do mundo natural; não somente contestando teorias e práticas equivocadas que ainda persistem, mas também promovendo alternativas viáveis e inspiradoras.
Qualificamos a percepção dos sistemas naturais com significância de um commons global. Acreditamos na cidadania atravessando instituições e agências pelas políticas de pertencimento, sóbrias, oportunizando a recuperação dos bens comuns; numa gestão efetiva e destinada a mitigar as rupturas sociais e ambientais.
Nos importa a revisão permanente da narrativa no antropoceno; tendo em conta a diversidade de culturas, e que através de ações sistêmicas profundas, pode empoderar e inspirar cada indivíduo a reduzir seu impacto, a participar na restauração de comunidades locais e estender atitudes também aos ecossistemas biorregionais.
Nosso objetivo de longo prazo é seguir como uma editora independente, mantendo suas raízes firmemente plantadas em princípios ecológicos, garantindo que a visão editorial iniciada em 2008 siga longe no futuro.
Tensionamos isto publicando para a política e prática da sustentabilidade. Oportunizando abordagens sensatas sobre atividades e intervenções de interface com sistemas naturais; sem perder de vista interesses na cidadania democrática, na resiliência política, e no florescimento cultural.
Estamos determinados a permanecer uma editora independente, e a funcionar como um negócio sustentável. Isto compreende a administração responsável de nossos quatro tipos de capital em um só compromisso:
Capital intelectual – cultivar relações colaborativas e cordiais com nossa comunidade de leitores, para compartilhar e desenvolver um corpo de conhecimentos contemporâneos reflexivos e práticos.
Capital social – observar a satisfação de nossos colaboradores como contribuição e recompensa; e consolidar o compromisso com novos leitores através da interação comunitária local e das plataformas digitais.
Capital financeiro – estruturar nosso empreendimento para proporcionar economia e retorno equilibrados; além de manter a independência através de uma estratégia de investimento de capital que possa ser financiada internamente.
Capital natural – reduzir a pegada ecológica de nossas publicações; utilizando papel e materiais corretos, plantando o maior número possível de árvores a fim de mitigar nosso impacto, bem como otimizar o consumo de energia relacionado à nossa logística diária de operação, e aos meios de transporte que utilizamos.