Desde 2000, a Via Sapiens é uma livraria de referência em livros sobre agricultura orgânica e jardinagem, moradia, alimentação local, construção natural, vida saudável, economia sustentável e muito mais. Em 2008, a Via Sapiens tornou-se editora.
Fundada em 2000, a Via Sapiens é reconhecida como uma editora independente de livros sobre política e prática da vida sustentável, publicando autores que trazem à vida um conhecimento profundo e prático e dão aos leitores informações práticas relacionadas à ecologia e meio ambiente, agricultura orgânica e jardinagem, alimentação saudável, habitação ecológica, e economia justa. Tratamos a publicação de livros como um ofício. Vemos a publicação como uma ferramenta para efetuar mudanças culturais, nosso propósito é refutar o modelo de exaustão do mundo natural, não somente contestando as crenças e práticas que possibilitam esta destruição mas também fornecendo alternativas práticas e inspiradoras que promovam a vida sustentável. Nosso objetivo de longo prazo é manter-se como uma editora independente, mantendo suas raízes firmemente plantadas em princípios ecológicos, garantindo que a visão editorial iniciada em 2008 siga longe no futuro.
Buscamos promover um melhor entendimento dos sistemas naturais com a significância de um commons global. Acreditamos em capacitar os cidadãos para participar da recuperação dos bens comuns, para servir como seus administradores efetivos e para ajudar a mitigar as rupturas sociais e ambientais mundiais.
Trabalhamos para construir uma comunidade de novas vozes, de ações sistêmicas, a fim de empoderar e inspirar cada indivíduo a reduzir seu impacto ecológico e a participar na restauração de comunidades locais saudáveis, ecossistemas biorregionais e uma diversidade de culturas.
Tensionamos isso publicando para a prática e política da sustentabilidade. Fornecemos informações sobre cultivo orgânico e energia renovável, ao mesmo tempo em que fornecemos informações sobre cidadania democrática, ação política e resiliência e renascimento cultural.
Estamos determinados a permanecer uma editora independente, e a funcionar como um negócio sustentável. Isto compreende a administração responsável de nossos quatro tipos de capital, como a seguir:
Capital intelectual – cultivar relações colaborativas, respeitosas com nossa comunidade e leitores para compartilhar e desenvolver um corpo de conhecimentos práticos e reflexivos.
Capital social – aumentar a satisfação de nossos colaboradores, contribuição e recompensa através do conhecimento compartilhado; construir o compromisso dos leitores existentes e novos com nossa missão através da web e redes sociais.
Capital natural – reduzir a pegada ecológica da nossa publicação, utilizando papel reciclado, plantando o maior número possível de árvores e reduzindo o consumo de energia relacionado à logística e ao transporte.
Capital financeiro – estruturar o empreendimento para proporcionar economia e retorno equilibrados, e manter a independência através de uma estratégia de investimento de capital que possa ser financiada internamente.