Livro

Mamíferos Silvestres – Rio Grande do Sul

A apresentação da primeira edição deste livro foi feita pelo saudoso Professor Alfredo Ximenez. Ximenez foi, primeiro, meu professor de Zoologia e depois, meu amigo. Várias vezes conversamos sobre os mamíferos e a genética dos mesmos. Naquela época, Ximenez trabalhava no Projeto Cavia, desenvolvido no Departamento de Genética da UFRGS, durante o qual encontrou uma nova espécie para o gênero. Como ele mesmo escreveu naquela ocasião, o livro teve, e ainda tem, uma importância muito grande, pois foi a primeira obra dedicada à mastofauna do nosso Estado como um todo.

Daquela época em diante, a mastozoologia se desenvolveu não só no Estado, mas em todo o Brasil, culminando com a criação da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e, consequentemente, com seus congressos bianuais.

No Rio Grande do Sul, vários são os grupos de estudo em mamíferos atualmente, principalmente em roedores, carnívoros, xenartras, morcegos, mamíferos aquáticos e outros, com trabalhos nas áreas de ecologia, sistemática e genética. Quando analisamos essa multiplicidade de trabalhos, vemos que, certamente – e pelo menos aqui, no Estado –, a origem de tudo está no Livro “Mamíferos do Rio Grande do Sul”, elaborado pelo Zoólogo Flávio Silva.

Categoria

Ecologia